26 outubro 2012

Sobre a alimentação

Cadê aquela boca boa que o meu filho tinha antes de completar um ano?  Pois é, é isso, agora o Arthur faz muita hora pra comer, na verdade ele come muito, mas muitas das vezes rejeita o almoço ou a janta. Come de tudo que ver alguém comendo, pipoca, biscoito, bolacha, pão, e outros. Maaas, na hora do almoço ele mal fica perto de mim, toda hora tenho que pegar ele, ele não para, e quando não quer comer (ou faz hora) ele abre a boca e poe a língua pra fora com a comida na lingua. Todo dia tá assim, pode ser até que ele esteja cheio, porque muitas vezes ele belisca, mas não, ele tem horarios bem certinhos e a muito tempo janta todo dia  entre 18:30h á 19:30h. Acho que come no máximo umas 5 colheres.
Quando ele era mais novo todo mundo elogiava, "nossa como seu filho come bem, come de tudo, que boca boa, e blababla".
imagem google
Então fui procurar algumas coisas sobre isso no Baby Center, claro!

"Agora que seu filho está maior, é muito provável que ele se torne uma criança bem diferente do que era na hora de comer. A recusa dos alimentos é típica desta idade. Pode ser que na semana passada ele tenha devorado o purê de batata baroa (mandioquinha), e hoje esteja cuspindo por todo lado.

Ou então a criança come superbem no almoço, mas no jantar faz praticamente uma greve de fome (ou vice-versa).

Um dos motivos para tamanha inconstância são as mudanças no ritmo de crescimento depois do primeiro aniversário. Do nascimento até fazer 1 ano, seu filho praticamente triplicou de peso, e aumentou de altura em 50%, ou até mais. Prepare-se, porque agora ele vai começar a engordar entre 1,5 kg e 3 kg... por ano! E o crescimento vai ser mais lento.

É normal os bebês rechonchudos começarem a "afinar" depois de fazer 1 ano, e isso não é ruim. Só mostra que o corpo está mudando, seguindo as tendências genéticas da família e sofrendo os efeitos da atividade física bem mais intensa.

Além disso, a criança está tão preocupada em explorar o mundo que não sobra tempo nem interesse para pensar em comida.

Uma das soluções é oferecer vários lanchinhos nutritivos durante o dia, em vez de dar um pratão na hora do almoço. Lembre-se de que o estômago da criança ainda é pequeno. Se ela não quiser comer, paciência. Ela
não vai morrer de fome, você precisa acreditar nisso com todas as suas forças! "Casa que tem comida não tem criança desnutrida", já diziam os médicos de antigamente." Fonte: Baby Center

 Então vamos vivendo e apredendo a lidar com esses pequenos né. É o crescimento, porém, toda criança tem que ter seus limites!

2 comentários:

Carol Liôa disse...

pois é amiga aqui foi do mesmo jeito! comia q era uma beleza, depois passou a ñ querer comer, e um martirio p nos q eramos acostumadas a dar d comer praquele bebe q comia bem né? da um peso na consciencia! bem, eu resolvi desencanar e hj a Clarice voltou a comer como antes! aiai se soubesse eu ñ teria me estressado tanto kkkk entao amiga relaxa, q ja ele volta a comer! bjsssssssss

Andreia Cristina disse...

Puxa Bárbara! Meu bebê come super bem agora. Depois de um ano é assim então? kkk

Beijo!

Postar um comentário

Comente! Eu e o Arthur adoramos.
E volte sempre na nossa página. :*